“Não temas, porque estou contigo” (Is. 41,10)
“Ainda que eu atravesse o vale escuro, nada temerei, pois estais comigo” ( SL 22)
Com estas duas frases , de Isaías e Salmo 22, enfrentei os longos 6 anos de descoberta, cirurgia e tratamento do câncer de mama.
Em abril de 2005, após uma mamografia fui encaminhada para o mastologista e fiz a biopsia de mama e o resultado confirmou : carcinoma mamário invasivo.
Fiquei sem chão, abalada, desorientada . A incerteza do que iria acontecer comigo me desestruturava, mas no fundo do meu coração sempre tive a esperança
de que tudo iria passar , confiava no Senhor e entreguei-me em Suas mãos. Orava muito e pedia que Jesus e Maria me fortalecessem para suportar todo o processo pelo qual passaria.
Mas Jesus é tão misericordioso que estava preparando algo tão bonito e tão glorioso para mim e minha familia – o caminho da cura – e que me encheu de confiança e paz.
No dia 29 de abril de 2005 fomos para a cidade de Praia Grande – SP, contar aos meus filhos que estava com câncer. Na volta, deixei minha filha em São Paulo,e ao
passar perto de uma Igreja, no Ipiranga, comentei com meu marido: – que Igreja estranha, uma torre quadrada! E ele me respondeu: – leia o que está escrito :
São Peregrino, protetor contra o câncer! . Meu coração parecia que ia explodir, … fiquei sem ação!
Quando cheguei em Pindamonhangaba fui procurar em uma livraria católica, se tinha algum livro, oração, qualquer coisa sobre São Peregrino.
Depois de uma conversa com a senhora que me atendeu, ela perguntou de que este santo era protetor e ao falar que era do câncer ela me mostrou um livro que haviam
deixado la e não foram buscar. Falaria com o dono, que era seu filho, se poderia vender.
Qual não foi minha surpresa, quando recebi um telefonema do dono da livraria, perguntando sobre o meu interesse no livro e para quem era. Ao responder que era para
mim mesma, ele pediu que fosse buscá-lo, era um presente para mim. Havia ganho de um vendedor, mas agora era meu.
Foi como se o céu se abrisse e a graça de Deus jorrasse em mim!
Não conhecia São Peregrino e de uma hora para outra, tudo estava concorrendo para encontrá-lo, conhecê-lo e fazer dele meu intercessor durante toda a minha doença.
Agradeci muito ao Pai por este sinal, por este caminho que me mostrava para ficar mais unida a Ele através da oração e da intercessão de São Peregrino.
Iniciei a primeira novena no dia 04 de maio de 2005.
Minha cirurgia foi marcada para o dia 13 de maio de 2005 – dia de Nossa Senhora de Fátima – que antes da cirurgia, sua imagem percorreu as alas do hospital e veio até
mim. O Médico dos médicos estava comigo, sua Mãe estava me levando a Ele!. Confiança!
A cirurgia transcorreu bem, muita oração de familiares e amigos pela minha cura.
No dia 04 de setembro de 2005 fomos pela primeira vez , participar da Missa em louvor a São Peregrino, na Paróquia N. Senhora das Dores, Ipiranga, São Paulo.
Foi um momento de muita gratidão, muita emoção e muita certeza do amor de Deus por mim e por minha familia e da intercessão de São Peregrino em minha cura.
Voltamos várias vezes para participarmos da Missa e a cada vez levávamos mais pessoas, pois fazia a divulgação da devoção e distribuía a oração de São Peregrino às
pessoas doentes e levava nos hospitais.
Tinha comigo um desejo muito forte de um dia construir uma capelinha em louvor a São Peregrino.
Em 2010 surgiu a oportunidade de levarmos a devoção a São Peregrino para o Salão da Comunidade Santíssima Trindade, da Paróquia São Cristóvão, em Pinda.
Com o apoio do Pároco , Pe. Samuel de Carvalho, Frei Rinaldo Stecanela e de uma equipe de devotos , fizemos a entronização da imagem de São Peregrino no
dia 05 de junho de 2010, com a Missa da Saúde. E desta data em diante, todo dia quatro do mês, celebramos a Santa Missa em louvor a São Peregrino e temos
muitos testemunhos de curas de várias doenças que tiveram São Peregrino como seu grande intercessor.
Dia 13 de maio de 2020 farei 15 anos de cirurgia de CA de mama e em 05 de junho faremos 10 anos de devoção a São Peregrino em Pindamonhangaba.
Deus me deu uma grande oportunidade de, através da doença, descobrir a alegria que é esticar minhas mãos em direção às Mãos do Senhor, segurá-las, bem firme
e caminhar com Ele com toda a confiança, sem temer, colocando n`Ele a minha esperança.
Agradeço a todo momento o cuidado, o amor e a grande graça que o Senhor me concedeu, dando-me um intercessor como São Peregrino .
O Senhor me resgatou , me salvou para trabalhar em sua vinha e eu digo todos os dias: obrigada, Senhor, aqui estou para fazer a Sua vontade!
Maria Helena Vilela Silva Roma