São Peregrino Laziosi – protetor contra o mal do câncer, frade da Ordem dos Servos de Maria, nasceu em Forli, na Itália, em 1265. Foi acolhido pelos frades e recebeu o hábito preto que recorda a viuvez da Virgem Maria. Era para todos o exemplo de vida santa. Com o passar do tempo, um inchaço numa perna provocou-lhe a erupção de uma chaga infecciosa que tornou-se maligna (câncer). A luta contra este câncer culminou com a decisão médica de amputar a perna cancerosa, pois os remédios já não mais adiantavam e os recursos da medicina, na época, eram escassos. Diante dessa notícia, durante a noite, Peregrino com muitas dores e dificuldades arrastou-se até uma capela no interior da Basílica e, diante de uma imagem de Cristo crucificado desenhada na parede, pôs-se a rezar.
Ficou horas e horas diante daquela imagem rezando e pedindo forças para enfrentar este momento tão doloroso da amputação da sua perna. Adormeceu na capela e teve um sonho, uma visão. Sonhou que Cristo se desprendeu da Cruz e veio até ele, tocou na sua perna e voltou para a Cruz. No dia seguinte, bem cedo, os demais padres foram até o seu quartinho acordá-lo e avisar que o médico já havia chegado para fazer a cirurgia. Não encontrando no seu quarto, os frades o avistaram adormecido na capela diante do Santíssimo. Quando o acordaram, ele relatou a visão que teve. E quando o médico começou a tirar as faixas da perna veio a grande constatação, não havia mais nada a ferida havia desaparecido. Todos se espantam. Peregrino olha para a sua perna curada, se levanta e diz que não foi uma visão, Cristo verdadeiramente havia descido da Cruz e tocado na sua perna. Foi um milagre! A notícia se espalhou e todos na cidade de Forli conheceram o milagre da cura do câncer do frade Peregrino Laziosi.
O milagre aconteceu em 1325 quando Frei Peregrino tinha então sessenta anos. Frei Peregrino morreu em 1345, com oitenta anos, vítima de febre alta. Seu corpo exalava um perfume que inebriava toda a Igreja e arredores e os habitantes de toda a cercania acorreram para ver Peregrino. As portas da cidade não puderam ser fechadas. Já no dia seguinte, os milagres começaram a acontecer. Frei Peregrino foi canonizado no ano de 1726 com o título de “ o santo protetor contra o mal do câncer”. Seu corpo intacto é venerado na Basílica dos Servos de Maria em Forli – Itália. Sua festa é celebrada em todo o mundo no dia 04 de Maio.
No Brasil, os Servos de Maria, rezam a Missa da Saúde em honra de São Peregrino Laziosi todos os dias 04, nas comunidades onde estão inseridos – Acre (Sena Madureira e Rio Branco); Rio de Janeiro (Teresópolis e na capital); São Paulo (São José dos Campos e na capital); Paraná (Curitiba); Santa Catarina (Turvo).